Fazer a escolha do piso é um detalhe mega importante na hora de construir ou reformar. Afinal, esse revestimento é responsável pelo conforto, praticidade e segurança dos ambientes, além de dar cor e acabamento ao local.
Para não ter dúvidas na decisão do modelo, preparamos algumas dicas sobre pisos cerâmicos disponíveis no mercado.
Leia o nosso texto e saiba como escolher o melhor piso cerâmico. Confira!
O que são pisos de cerâmica?
Os pisos cerâmicos são uma mistura entre argila e outros compostos químicos, levados a uma temperatura estimada em 850°C. Existem uma variedade de peças com cores, tamanhos e modelos diferentes para cada tipo de ambiente.
O processo de fabricação da cerâmica é menos complexa do que a do porcelanato. Seu acabamento final resulta em materiais com menor uniformidade, mas com um amplo conjunto de texturas e estilos.
Portanto, o piso de cerâmica tem se tornado cada vez mais uma das principais escolhas das pessoas que estão pensando em construir ou reformar.
Tipos de cerâmica para piso
No mercado é possível encontrar diversos tipos de pisos cerâmicos. Eles podem ser classificados entre A, B, C e D. Essas divisões são feitas para definir a qualidade do material.
- Tipo A: é de primeira linha, consequentemente, o de melhor qualidade;
- Tipos B e C: São respectivamente, segunda e terceira linha;
- Tipo D: tem qualidade inferior aos outros tipos, além de não possuir garantia de fábrica.
Se você está procurando por modelos de alta qualidade, durabilidade e com garantia do fabricante, recomendamos optar por tipos A ou B.
Entenda as classificações das cerâmicas para pisos
Os pisos cerâmicos são classificados conforme o PEI (Porcelain Enamel Institute), instituto regulamentador de resistência e abrasão dos pisos de cerâmicas, com o intuito de medir a resistência de cada material ao desgaste pelo tráfego de pessoas, movimentação dos objetos e contato com a sujeira.
Veja a seguir a definição de cada nível:
PEI 1
É a classificação do piso com menor resistência, é recomendado para áreas de pouca circulação, como banheiros, lavabos ou revestimento de paredes.
Leia mais:
PEI 2
O PEI 2 é voltado para os pisos cerâmicos com resistência média e são permitidos para serem usados em locais com circulação baixa e com uso de sapatos, como salas e quartos.
PEI 3
Com resistência intermediária, o PEI 3 é a classificação de pisos para ambientes internos, como sala, cozinha e sala de jantar. Porém, essa especificação não é indicada para comércios por conta da grande circulação de pessoas.
PEI 4
O PEI 4 é para os pisos cerâmicos com alta resistência, normalmente, é indicado para locais com bastante tráfego e desgaste, como comércios, garagens e banheiros.
PEI 5
É a classificação mais resistente dos pisos, é recomendado para lugares externos com exposição ao tempo, abertos ao público e com circulação intensa de pessoas.
Dicas para escolher os pisos de cerâmica
- Evite comprar peças muito grandes: os pisos grandes podem ser mal colocados em ambientes pequenos, pois dependem de muitos recortes, levando ao desperdício e custo maior de material;
- Preste atenção com pisos escorregadios: analisar o acabamento e a textura do piso é super importante. Os pisos lisos não devem ser utilizados em áreas externas e em ambientes molhados, como banheiros. Opte por um modelo de piso cerâmico antiderrapante;
- Reserva de material: ao realizar a compra dos pisos, é ideal fazer um estoque reserva para possíveis reparos, como no caso de uma peça trincar ao ser colocada no chão. Faça uma compra de 10% a 15% a mais de material.
Vantagens dos pisos cerâmicos
- Temperatura do piso: as peças frias são ideias para lugares muito quentes;
- Facilidade de limpeza e manutenção;
- Durabilidade;
- Ideal para pessoas alérgicas, pois os pisos não acumulam poeira;
- Variedade: existem diversos modelos, cores e texturas;
- Preço: existem opções com um ótimo custo benefício no mercado.
Como calcular cerâmica para piso?
Para calcular a quantidade de material necessária para a sua obra ou construção, em primeiro lugar é preciso entender o tamanho total do ambiente que será reformado. Faça a medição do comprimento e da largura.
Após ter em mãos esses valores, você deve multiplicar o comprimento pela largura para chegar ao número total do piso.
Por exemplo: um cômodo com 4 m de comprimento e 3 m de largura, a área de piso será de 12 m².
Porém, você deve acrescentar de 10% a 15% na conta final para cobrir perdas ou recortes. Lembre-se: sobrar é melhor do que faltar!
Como colocar piso cerâmico?
1°: Verifique se as superfícies não estão irregulares;
2°: As superfícies devem estar limpas, secas e livres de tintas ou óleos;
3°: Defina o tipo de argamassa a ser utilizada de acordo com cada cômodo;
4°: Verifique a paginação do piso e o ponto de início da aplicação;
5°: Não é necessário molhar a cerâmica.
Pisos cerâmicos em Cuiabá, Várzea Grande e Região
Se você estiver procurando por pisos cerâmicos para a sua residência, é nas Lojas Beira Rio que vai encontrar!
Imagine um lugar onde você pode comprar tudo para a construção e reforma da sua casa por um preço justo e com a qualidade de quem vende as melhores marcas do mercado?
Atendemos em 4 lojas diferentes localizadas em Cuiabá, Várzea Grande e região.
Somos uma loja de material de construção com 35 anos no mercado, atendendo com muita qualidade e seriedade.
Não feche seu orçamento sem falar com a gente!
Se preferir, entre em contato conosco pelo whatsApp. O melhor negócio é na Beira Rio!